Praça Pixinguinha, 19 de Junho de 2010

E mais uma vez o Clube do Choro de Torino arregaça as mangas e organiza mais uma grande Roda de Choro, dando início a uma série de encontros chorísticos pela Europa. Sim, pois essa Roda do dia 19 de Junho de 2010 em Torino será apenas o começo de um meio sem fim, servindo de abre-alas para a Odisséia do Choro que tomará forma já dois dias depois em Paris, e que por sua vez servirá de elemento catalisador para o XIIVL Encontro Gaulês de Chorões que acontecerá no sul da França em Julho, coisa e tal.

Praça Pixinguinha, palco de antológicos duelos musicais ao pôr-do-sol

Praça Pixinguinha, palco de antológicos duelos musicais ao pôr-do-sol

Mas, para não perder o fio da meada, pensemos no dia 19: essa Roda de Choro promete. O Clube do Choro de Torino está aguardando músicos de outras cidades da Itália, o que conferirá um caráter intranacionalizante jamais dantes especulado.

Contando com o sol, com um dia agradável, com o céu desnuvolado, com uma brisa fresca proveniente da frontada sul dos Alpes, vamos nos reunir na Praça Pixinguinha… ora, mas essa praça todos já conhecem; é aquele tradicional ponto de encontro de chorões de toda a Europa, palco de inúmeras Rodas de Choro desde que o Clube foi fundado, no final de 2007.

Roda de Choro na Praça Pixinguinha

Roda de Choro na Praça Pixinguinha

Ah, a praça Pixinguinha, oásis natural em meio à folha urbana turinesa, onde os grilos pululam contentes sobre a relva verde, no mesmo instante em que uma alcatéia disputa vorazmente com uma matilha o escasso alimento disponível, enquanto os colibris avoaçam em bandos e entrelaçam os galhos desta e daquela árvore em uma infrutífera tentativa de escapar da revoada de corvos famintos que lhes impõe estreito cerco… ao som, claro, de uma boa Roda de Choro… tantos fenômenos do gênero poderiam ser contemplados somente em uma praça assaz peculiar e multiplicitosa, como o é a Pixinguinha.