Partituras
As partituras mais recentes que tenho digitalizado são de compositores brasileiros, além de arranjos meus de composições de Choro, Samba e música popular brasileira em geral.
Claudio Santoro
Desde 2006, colaboro com Alessandro Santoro, excelente músico, pesquisador e curador da obra do pai, e juntos temos realizado o longo trabalho de digitalização da obra compositor Claudio Santoro (1919-1989). O catálogo completo das obras pode ser consultado em www.claudiosantoro.art.br.
De Claudio Santoro, foi concluída a digitalização das seguintes obras:
- Canções de amor (piano)
- Ave Maria (coro a 4 vozes)
- Miniaturas (piano)
- Canto de amor e paz (orquestra de cordas)
- Concerto para viola e orquestra
- Prelúdio para o Sanctus (quinteto de cordas)
- Ponteio (quinteto de cordas)
- Cadernos de prelúdios (piano)
- Trio para oboé, violino e fagote
- Duo para violino e fagote
- Batucada, para piano
- Quarteto de sopros
- Wanderers Nachtlied
- Sonata para violoncelo e piano
- Introdução e dança (violoncelo e piano)
- Sonata V (piano)
Paulo Porto Alegre
Do compositor Paulo Porto Alegre, digitalizei as seguintes obras, que podem ser baixadas diretamente em seu site pauloportoalegre.com:
- Sonata N.º 1
- Itapema
- Varandeio
- Praiana
- Encontro das Águas II
- Estudos – II.ª Série
- Estudos – III.º Série
Canções para Voz e Piano, Alberto Nepomuceno
Outro importante trabalho realizado foi a digitalização das partituras das Canções para Voz e Piano do compositor cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920), publicadas pela Edusp (Editora da Universidade de São Paulo) no primeiro semestre de 2004, sendo editor o pianista Dante Pignatari.
Este é o quarto livro da série Música Brasileira, da Edusp, representando mais um passo na recuperação da obra de vários compositores brasileiros, um rico acervo musical ainda não editado decentemente.
O livro pode ser adquirido no site da Livraria da Edusp.
Nepomuceno foi um dos mais importantes compositores do chamado romantismo brasileiro, e compôs 72 canções para voz e piano (duas estão perdidas), de grande significância para o conjunto de sua obra. Nepomuceno foi ainda o primeiro a traduzir para o português, em 1916, o tratado de Harmonia de Arnold Schönberg, sobre a 1.ª edição de “Harmonielehre” (1911).
Almeida Prado
Em 2004, digitalizei a grade e partes instrumentais de duas importantes obras do compositor brasileiro Almeida Prado (falecido em Novembro de 2010), sobre poemas de Hilda Hilst: Cantares de Sem Nome e de Partidas (1996), para soprano e orquestra de cordas, e Amavisse (1988), um ciclo de nove canções para clarinete, violoncelo, harpa e barítono. Digitalizei, para um trabalho acadêmico da pianista Carina Joly, uma série de peças para piano
- Adeus
- Vamos brincar de roda
- Variações
- Peças brasileiras
- Abendstück
- Sonetos
- Esquisses
- Croquis de Israel
- Ciranda das andorinhas
- Ibeji
- Duas peças infantis
- Lírica
- Paisagens do Haras Gramado
Roberto Taufic
Em 2010, fiz a edição das partituras do álbum duplo Eles & Eu, do caro amigo e grande músico potiguar Roberto Taufic. Um dos CDs é composto somente por composições suas, e digitalização e revisão das partituras ficaram a meu cargo. O álbum completo Eles & Eu, com as partituras incluídas em formato PDF, pode ser adquirido na CDBaby. Altamente recomendável!
- Das tuas lágrimas
- Bate e rebate
- Reflexão
- Maxixando
- Parliamoci
- Valsinha pra Duda
- Por menores
- Enigmático
- Real picture
- Deu a doida
- Sonhos de valsa
Outros compositores
Do violonista e compositor Sérgio Assad, foi digitalizada a peça Winter Impressions, para flauta, viola e violão, do violonista (em três movimentos: The Frozen Garden, Solitude e Fireplace). Do compositor e arranjador Radamés Gnattali (1906-1988), foram editadas Brasiliana Nº 8, para dois violões, e Introdução e Choro, para violino e violão.
- “Winter Inpressions”, de Sérgio Assad
- “Brasiliana N.º 8”, de Radamés Gnattali
- “Introdução e Choro”, de Radamés Gnattali
- “Fuga Ricercata”, de J. S. Bach, orquestração de Anton Webern
- “Véus sobre cores”, de Rafael Nassif
Atualmente, entre outros trabalhos, estou fazendo a digitalização da Suíte para violão do compositor fluminense César Guerra-Peixe (1914-1993). Composta na década de 40 e nunca editada, a Suíte é uma peça típica da experiência do dodecafonismo “à brasileira”, e é dividida em três movimentos: Ponteado, Acalanto e Choro.