Semaine du Choro “Edson 7 Cordas”

A partir do dia 28 de Janeiro de 2013, o Choro vai borbulhar em meio à neve que assola Paris! Vem aí a Semaine du Choro “Edson 7 Cordas”!

— Mas o que é essa tal Semaine não sei do quê? — irão perguntar. A resposta todo chorão tem já na ponta da língua… uma série interminável de eventos na capital francesa. Roda de Choro em tudo quanto é canto, seminários, oficinas. Como não poderia deixar de ser, tudo isso com músicos de várias partes do mundo… Stuttgart, Torino, Fortaleza, Campina Grande, Genova, Kassel, Fano, Rio de Janeiro, Constança, Salvador, Curitiba, Genebra, Londrina, Ozaka, São Paulo e até mesmo de Paris!

Edson 7 Cordas

Edson era um mito em Salvador. Pra lá de cinquenta anos de carreira, muita nota saiu do violão dele até novembro passado, quando ele faleceu. Claro que ele não deve ter parado de tocar — o Edson certamente está por aí afora mandando ver no Choro, como sempre. Os que ainda estamos aqui em solo terrestre decidimos, como uma modesta homenagem, dedicar a ele esta grande semana de atividades chorísticas na França.

Edson 7 Cordas

Edson 7 Cordas

Atelier de Choro na Sorbonne

A tão conhecida universidade francesa ficou embasbacada com tantos aviamentos chorísticos que nos implorou para participar. Programamos então o Séminaire Sorbonnesque de Cheaureau, que hospedará os seguintes eventos na sede do Centre Universitaire de Clignancourt (2, rue Francis de Croisset – 75018 Paris):

  • Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2013 (17h): Roda de abertura das atividades
  • Terça 29, Quarta 30 e Quinta 31 de Janeiro de 2013 (10h): Atelier de Choro com os mestres-doutores Leandro Gaertner (flauta), Denis 7 Cordas (violão), Thierry Moncheny (violão), Yesser Oliveira (pandeiro), Renato Velasco (violão) e Marco Ruviaro (bandolim). De acordo com Leandro, trata-se de “Atelier éminemment pratique, voué à l’exercice du jeu du Choro. Art de l’improvisation par excellence, l’une des formes musicales les plus représentatives de la musique populaire brésilienne, elle reçut également un traitement savant grâce à son utilisation par Heitor Villa-Lobos. L’atelier est ouvert à tous ceux qui, musiciens professionnels ou amateurs, voudraient s’essayer dans l’échange du partage d’expériences riches aussi bien du point de vue artistique qu’humain”.

Rodas Selvagens de Choro espalhadas pela urbe parisiense

  • Terça 29 de Janeiro: no l’Entrepot’s, a partir de 19h
  • Quarta 30 de Janeiro: no la Grille (place Aligre), a partir de 19h
  • Quinta 31 de Janeiro: no la Grille (place Aligre), a partir de 19h
  • Sexta 32… ops, 1.º de Fevereiro: no Tamm Bara, a partir de 19h30
  • Sábado 2 de Fevereiro no Les Lauriers, a partir de 19h

Depois de tantas rodas, nada melhor do que tirar o domingo 3 de Fevereiro para dar uma relaxada com uma boa Roda de Choro. O local ainda está para ser definido.