Roberto Taufic, solo

Depois de um longo tempo de maturação, Roberto Taufic lançou em Março de 2010 seu primeiro CD solo. O Roberto é um músico excepcional que tive o prazer de conhecer logo que desembarquei cá por estes lados turineses. Ele toca, ouve, compõe, arranja, inventa, grava, diz, imagina, sugere, faz piadas. Dizem as más línguas que ele só não é muito bom na hora de praticar bungee jumping, porém esta informação ainda carece de fontes confiáveis.

Disco do Roberto Taufic, “Eles & Eu”

Disco do Roberto Taufic, “Eles & Eu”

O Roberto queria contemplar dois aspectos presentes na sua história com a Música: a obra de vários compositores que sempre o influenciaram, e a obra dele mesmo como compositor, reflexo de toda a sua trajetória musical. O projeto recebeu então o nome de “Eles & Eu”. Muito coerente, pois uma coisa meio que se encaixa e se completa com a outra. São dois discos simples — ou um disco duplo complexo, como você preferir.

No disco “Eles”, constam músicas de autores como Chico, Tom, Monk e Metheny. Já no disco “Eu”, como talvez seja óbvio deduzir, constam as composições de Roberto, escritas nas mais variadas épocas ao longo de sua vida.

Eu tive o prazer de contribuir em uma modesta parte desse projeto do Roberto. Ele me pediu uma mão para fazer o projeto gráfico do CD, e claro que não pensei duas vezes. Na verdade, não pensei nem uma. Na verdade verdadeira, praticamente respondi sem pensar. Além do mais, pude dar-lhe mais uma modesta contribuição na hora de editar as partituras das suas peças solo, que se encontram em PDF no segundo disco (aquele intitulado “Eu”). Vários dias estudando as peças, revisando a digitação, diagramando, tomando um contato um pouco mais aprofundado com a linguagem violonística taufiquiana que, ainda que possa parecer misteriosa, é claríssima.

Não satisfeito, o Roberto me pediu ainda para dar mais uma mão, dessa vez para colocar no ar o seu novo site, www.robertotaufic.com. Quem esquadrinhou, bolou e desenhou a gráfica foi o Pedro Scassa. Como qualquer site em início, o do Roberto ainda está engatinhando, só com as informações principais, mas “piano, piano” todas as seções do site vão crescendo, tomando corpo, forma, alma, desenvolvendo a inteligência, criando sua própria personalidade… e num futuro próximo, por quê não?, talvez até aprendam a falar e andar sozinhas.

Compartilhe!

2 Comments

  1. Marcio · 29 March 2010

    Legal Marco e todos esses cds italianos aí (roberto, choro na manga …), quando vai ter aqui no brasil ??
    forte abraço!

  2. Pedro Scassa · 9 April 2010

    Oi Marco,
    Musico intelectual é coisa rara, musico que escreve bem idem, então eu leio essa tua resenha divertida e me digo: olha aí.

    Abraço
    P.

Leave a Reply