Dia do Choro, dia de roda em Bolonha

Dia do Choro, dia de roda em Bolonha

O dia do choro é lembrado também na Itália, claro! Os chorões de Bolonha, grandes defensores da modernidade e da tradição chorística nos seus mais intrínsecos significados, não poderiam não aproveitar a deixa do dia nacional do Choro, data escolhida por ser um dos possíveis dias de nascimento do Pixinguinha. Sim, porque a data exata de seu nascimento sempre gerou controvérsias.

O próprio Pixinguinha dizia ter nascido em 1898. Descobriu-se posteriormente que, na realidade, era um anos antes… 1897. Com relação ao dia exato, sempre se acreditou que fosse o dia 23 de abril, o que gerou inclusive o estabelecimento dessa data como dia nacional do Choro. Porém, em 2016 descobriu-se que a data correta de seu nascimento seria 4 de maio (mais detalhes aqui).

23 de abril, dia do Choro

23 de abril, dia do Choro

De um jeito ou de outro, qualquer uma que seja a data exata, em nada influencia o fato mais importante: Pixinguinha é o nosso grande mestre e a sua obra é, na minha opinião, a principal referência da Música Popular Brasileira, tanto pelo conteúdo dela em si quanto pela indiscutível influência que todos nós, das gerações seguintes ao mestre, carregamos no sangue e em cada nota que executamos.

Leave a Reply