A vida é um buraco (Pixinguinha)

Já se passaram quase dois meses do término do 2.º Intensivo de Choro, e temos ainda muita coisa registrada que permanece inédita! Dentre as incontáveis centenas de gravações em áudio e vídeo, encontrei um choro particularmente divertido e publicável… essa gravação possui uma característica muito interessante: saiu do jeito que veio. Nada foi ensaiado ou arranjado; simplesmente ligamos as câmeras e os microfones, amordaçamos a velhinha que gritava da janela defronte com um passante, e voilà!, mandamos ver no choro. Trata-se na realidade uma bela de uma polca, do sempre maestro Pixinguinha.

Eu diria que a vantagem desse tipo de processo produtivo, imprevisível e irreverente, onde a improvisionabilidade suplanta a perfeição, é o revolucionar-se dos tradicionais e antiquados meios de execução musical. Tudo feito de primeira, na raça, sem margem para grandes arranjos e estudos prévios. Para a execução de A vida é um buraco — tema atualíssimo, diga-se de passagem — fomos convocados eu mesmo para tocar violão 7 cordas, e o Javali do Cavaco para, obviamente, tocar cavaquinho. Uma notinha errada aqui, uma baixaria meio mal-colocada acolá, mas nada disso importa. O que importa é que Saiu do jeito que veio.

15 Comments

  1. Robebbè · 25 February 2011

    que MARAVILHAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

  2. Rafa · 25 February 2011

    ta legal!! soh falta meu pandeiro! 😀

  3. Lorena "mossinha" Laganà · 26 February 2011

    muito engraçada!
    Porque o bigodudo tem nome de animal? O.o
    Siete bravissimi ràga, bacione dalla vostra Lorena

  4. Denis 7 Cordas · 26 February 2011

    tudo o choro que eu amo ta nessa versão : precisão, amor, respeito, amistade joya de tocar de repente . A vida é um buraco onde vemos a luz dos choros do nosso pixinguinha.

  5. Luigi · 26 February 2011

    bellissimo!!

  6. Stefano · 26 February 2011

    nossa que maravilha!!!!

  7. antao · 26 February 2011

    lorena, voce perguntou por que o bigodudo tem nome de animal? ora bolas, está na cara… e não é que o animal toca bem? e o amigo dele cabeludo toca uma barbaridade. e os dois juntos fazem da vida um belo buraco. falando em buraco, é lindissimo ver que a multidao está na rua protestando pelo mundo afora cavando o buraco para enterrar os atrasos políticos. e viva a igualdade!!!

  8. Fabrizio · 27 February 2011

    Bravi tutti e due!
    Musicale e divertente, perfettamente in armonia con l’intensivo di choro.

  9. Edu Spiller · 27 February 2011

    Marquinho, site e blog lindos!
    A vida é um buraco, demais! A leitura que vocês fizeram ainda é mais clássica do que chorinho. Tá muito preocupada em acertar… Mais soltura e “putaria”, como diz o mano Paulo, rsrsrsrs. Mesmo assim tá lindoe continuem aprontando!!!! bjs edu

  10. Rolf · 28 February 2011

    Olà Marco! Happy music! Gostei muito! 🙂 Eu escrivo musica assim tão diferente: hoje acabei o primeiro parte do meu Concerto nr 2 para violão i orquestra http://www.youtube.com/watch?v=LAhPWRJk7gw
    Cumprimentos dos Países Baixos! 🙂

  11. Fer · 28 February 2011

    Lindo! 🙂

  12. damiano · 1 March 2011

    grande violao! ….e grande tambèm o solo de cavaco do novo talento italiano do choro.

  13. Juju · 9 May 2011

    quem te viu, quem te vê!
    massa!!

  14. Luxterus · 25 April 2012

    Ótima qualidade de vídeo e som. Muito boa interpretação! 🙂 Obrigado por compartilharem!

  15. Victória Naum · 12 May 2015

    PARABENS LINDO CHORINHO MAGNIFICA INTERPRETAÇÃO,É POSSIVEL A PARTITURA DE PIANO OU TECLADO

Leave a Reply